A Sociedade dos Advogados Criminais do Estado do Rio de Janeiro - Sacerj -, fundada em 1991, vem apresentar Nota de Repúdio ao Projeto de Lei no. 4673/2, em trâmite na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, que propõe a extinção da Universidade do Estado do Rio do Janeiro - UERJ e a transferência de suas instalação para iniciativa privada.
A UERJ constitui um dos maiores patrimônios históricos e de referência da educação pública, da ciência e da tecnologia em nosso país, além de ter sido pioneira na elaboração de políticas públicas e projetos para inclusão social da população pobre e negra do Estado do Rio de Janeiro.
Por outro lado, a Faculdade de Direito da UERJ é reconhecidamente uma das melhores do país, tendo formado renomados juristas por várias gerações.
A Sacerj espera que o parlamento fluminense rejeite a referida proposta legislativa, que visa a concretização de uma perniciosa política neoliberal através das privatizações do ensino público de qualidade, da saúde e das empresas estatais lucrativas e estratégicas.
Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2021.
João Carlos Castellar
Presidente
Kátia Tavares
Diretora Cultural