A advocacia criminal carioca está devastada: faleceu hoje o advogado Renato de Moraes.
Filho de Antônio Evaristo de Moraes Filho e neto de Evaristo de Moraes, Renato se destacava na advocacia criminal de sua geração emitindo luz própria. Era um profissional completo: orador dotado de formidável eloquência e carisma; escrevia magistral e didaticamente, o fazendo com igual competência tanto em intervenções processuais como em trabalhos científicos, sempre revelando refinada cultura jurídico-penal.
Era com este cabedal, ao qual se aliava o talento único para identificar a tese defensiva a ser explorada em prol de cada cliente, que Renato desafiava a inteligência dos magistrados, convencendo-os do acerto dos argumentos que expendia. Zeloso no atendimento aos preceitos deontológicos, defendia com elegância e marcante vigor as prerrogativas atinentes à advocacia criminal, descortinando-as como direitos fundamentais de todos os seres humanos e garantia individual inafastável daqueles que, por algum infortúnio da vida, se enredassem nas viscosas teias do processo penal.
A SACERJ, por todos os integrantes de sua diretoria e do seu conselho consultivo, quer expressar à enlutada família, aos colegas de escritório e aos incontáveis amigos de Renato de Moraes seu mais profundo pesar.
Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2021.
Alexandre Dumans
Marcia Dinis
Luciano Saldanha
João Carlos Castellar
Kátia Tavares
João Bernardo Kappen
Carlos Bruce Batista
Maria Clara Batista
Arthur Lavigne
Carlos Eduardo Machado
Carmen da Costa Barros
Dea Rita Matozinhos
Fernando Fernandes
Fernando Fragoso
João Mestieri
José Carlos Tórtima
Luis Guilherme Vieira
Márcio Barandier
Nilo Batista
Paulo Freitas
Renato Tonini
Victoria Sulock