Senhor Ministro CELSO DE MELLO,
A SOCIEDADE DOS ADVOGADOS CRIMINAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SACERJ), autorizada por sua Diretoria e Conselho Consultivo, toma a liberdade de dirigir-se a V. EXª, para o fim de manifestar sua mais absoluta solidariedade diante das gravíssimas ofensas que lhe foram dirigidas, as quais repudia com veemência.
Todos os que atuam em órgãos do Poder Judiciário, independentemente da instância e da especialização, reconhecem na pessoa de Vossa Excelência a expressão do mais refinado saber jurídico, sempre posto em prol da realização da Justiça.
Esse sólido preparo acadêmico, sabem-no especialmente os advogados criminais, é amiúde utilizado em favor do alargamento das liberdades públicas, do aperfeiçoamento das instituições republicanas e do equilíbrio democrático.
Demais disso, a coragem hermenêutica que caracteriza os julgados proferidos por V. EXª, é um raro predicado entre os juízes, encontradiço, apenas, entre aqueles que não temem ataques à sua honra ou à sua pessoa, sejam diretos ou sub-reptícios, nem mesmo quando lançados por mal disfarçados fascistas.
Por isso, senhor Ministro, receba dos advogados criminais cariocas, por ocasião desses odientos acontecimentos, todo apreço e consideração a que fazem jus somente os mais notáveis Magistrados. Muito respeitosamente,
ALEXANDRE MOURA DUMANS
Presidente da SACERJ
JOÃO CASTELLAR
Diretor Cultural
Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2019